top of page
0 lula.png

Voz, Saxofone

Lula

Biografia: Band Members
ovar ladsc wht strt.png

Biografia

Criação

​

A ideia de criar uma banda partiu de Hugo Pereira (guitarra) e Ricardo Matos (baixo), no início da década de 2000, enquanto estes eram estudantes na Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar. Este projeto, entretanto nomeado Redsocks, viria a ser composto por vários elementos, sem no entanto se chegar a uma constituição que se reunisse e levasse efetivamente a cabo quaisquer ensaios.

​

Em 2004, os amigos João Leal e Bruno Gonçalves (que planeavam igualmente começar uma banda) são convidados a juntar-se aos Redsocks, para as posições de guitarra solo e bateria, respetivamente. No entanto, Bruno acabaria rapidamente por desistir da ideia, devido ao facto de não possuir bateria nem meios para aprender a tocar. No sentido inverso, João decide continuar com os Redsocks, assumindo igualmente a posição de vocalista, por ser o único elemento capaz de tocar e cantar ao mesmo tempo.

 

No mesmo ano, Miguel "Mike" Pestana (baterista de Fernando Daniel) comenta que um dos seus alunos (Miguel Sampaio) estava à procura de banda, e intercede um encontro entre este e os Redsocks. Este encontro acontece em 20 de abril de 2004, no bar Cem Álcool (Ovar), e define o início efetivo de atividade do grupo, com quatro elementos.

Após o ingresso de Miguel, iniciam-se os primeiros ensaios, no sótão dos pais do baterista. Dois meses depois, os Redsocks tinham já temas originais suficientes para uma primeira atuação ao vivo, que ocorre em 11 de junho de 2004, no mesmo local onde a banda tinha sido formada (bar Cem Álcool). Seguiram-se mais alguns concertos ao vivo, na Região de Aveiro, culminando com a participação da banda no festival Punk Fest, realizado no Furadouro e que contou com bandas como More Than a Thousand, Fonzie ou Easyway.

​

Em setembro de 2004, uma amiga da banda (Filipa Mané) ouve os Redsocks comentarem que seria interessante integrar sopros nas suas músicas, e sugere que o namorado (Luís Pinto) participe num ensaio. Após este, Luís é oficialmente integrado nos Redsocks, como saxofonista. João sugere igualmente que Luís assuma a posição de vocalista principal, de forma a libertá-lo para a execução de solos de guitarra mais elaborados e permitir que Luís preenchesse com voz os momentos em que as músicas não contém partes de saxofone.

​

Formação definitiva

​

No final de 2004, divergências entre os membros da banda levam a que Miguel Sampaio saia dos Redsocks, embora continuasse a participar em projetos musicais (Miguel tornar-se-ia músico profissional de jazz).

​

Decididos a continuar a tocar, em 2005, os Redsocks convidam Rafael Silva (baterista dos Mad Joe's) a ensaiar temporariamente com a banda, até esta encontrar um substituto definitivo. No entanto, com o decorrer dos ensaios, tanto Rafael como os restantes membros apercebem-se de a produção musical desta formação agradava a todos os participantes, e decidem pela integração definitiva de Rafael na banda.

​

Com a integração do baterista, a formação definitiva dos Redsocks ficaria composta por um saxofonista (Luís Pinto), dois guitarristas (Hugo Pereira e João Leal), um baixista (Ricardo Matos) e um baterista (Rafael Silva). João e Ricardo mantiveram a função de vocalistas em algumas das músicas originais, pelo que a posição de vocalista passou a ser assumida repartidamente, entre os três.

​

Atividade até ao final de 2009

 

Após a consolidação da formação definitiva, a banda iniciou ensaios regulares numa sala de ensaio improvisada, na zona industrial de Ovar. Denominado Kaza do Rock, este espaço era o principal local de ensaio e de convivência de várias bandas de garagem locais, tais como Twenty Toon, Cabeças de Martelo, Trinco no Mamilo ou Los Caballeros. Durante este período, os Redsocks realizaram diversos concertos em várias localidades do país, incluindo Mirandela, Albufeira e Porto. Apesar desta atividade, o grupo não possuía ainda qualquer registo fonográfico representativo do seu repertório.

​

Em janeiro de 2008, foi anunciado o despejo e demolição do espaço que alojava a Kaza do Rock, o que forçou a banda a localizar um novo local de ensaio. Em março, os Redsocks começaram a ensaiar num estúdio em Esmoriz, permitindo ao grupo regressar ao processo criativo e à preparação de futuras atuações.

​

Ainda em 2008, os Redsocks lançaram a compilação de originais Rock 'n Roll is Bitchin', de forma independente, com três temas originais (Passivity, Kitty e Kid Gasoline). O nome da compilação faz referência e homenagem à música homónima lançada no álbum Cheer Up!, de Reel Big Fish, uma das influências musicais da banda.

​

Em março de 2008, os Redsocks participaram no Concurso de Música de Aveiro (COMA), iniciativa organizada pela Associação de Estudantes da Universidade de Aveiro, que contou também com a presença das bandas The Un-X-Pected, PaperLost e Reckless. A banda obteve o segundo lugar na competição, facto que contribuiu para a sua maior visibilidade no panorama musical local. Em novembro, o interesse pelo grupo motivou várias entrevistas em órgãos de comunicação como a rádio Informédia (São João da Madeira) ou o jornal OvarNews (Ovar).

​

Os Redsocks passaram segundo semestre de 2008 a promover o seu primeiro trabalho, dando a conhecer a sua música numa série de concertos, em cidades como Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria.

​

Em 2009, a banda participou em vários festivais e concursos de música, destacando-se o VieiraRock (Vieira do Minho), SuperBock SuperRock, Latada de Coimbra e OVAR ao VIVO.

​

Ainda em 2009, os Redsocks voltaram a participar no concurso COMA, sendo premiados com o 1º lugar. Este prémio permitiu-lhes integrar a edição de 2009 da Semana do Enterro da Universidade de Aveiro, na qual atuaram em abril do mesmo ano, juntamente com artistas como os GNR, Brandi Carlile, Deolinda e Rui Veloso. No dia do concerto, partilharam o palco com David Fonseca e Rita Redshoes.

​

Hiato

​

Em 2010, apesar do sucesso do ano anterior, os Redsocks decidiram iniciar um hiato, motivado principalmente pelas deslocações, por motivos profissionais, de João (Tancos) e Hugo (Faro), que condicionavam fortemente a capacidade do grupo se reunir em ensaios. A partir desta data, a banda apenas se reuniu em concertos de forma esporádica, tais como os que aconteceram nos festivais Brisas de Verão (2010), Viva Hell Mexico (2011), ou na sede do Grupo Carnavalesco Hippies (2012).

​

Regresso à atividade

​

No final de 2024, os Redsocks foram inesperadamente anunciados na reedição do festival Viva Hell Mexico, de cariz solidário a favor da associação APADO, juntamente com as bandas Trinco no Mamilo, Pevides de Cabaça, No Violation e Twenty Toon. Regressando aos ensaios, cerca de 13 anos após o último concerto, a banda reuniu-se em janeiro de 2025 para participar no festival. Em julho do mesmo ano, participaram no Morte ao Silêncio Fest (Válega), confirmando oficialmente o seu regresso à atividade.

​

Mais info: Wikipédia

Biografia: Bio
  • linktree-logo-icon
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Soundcloud

©2025 by Redsocks.

bottom of page